Feriado municipal contará com programações culturais, descontos em restaurantes e ações sociais pela cidade
Vista aérea de São Bernardo na década de 60 - Foto: Acervo Memória
Ariel Correia
Luchelle Furtado
A Cidade de São Bernardo do Campo, completa nesta segunda (20), 465 anos. De acordo com livros históricos, a data é registrada desde 1553 quando foi fundada a Vila de Santo André da Borda do Campo por João Ramalho, explorador português. Naquela época a cidade servia apenas de passagem para os tropeiros que carregavam mercadorias até o porto de Santos. São Bernardo recebeu este nome em homenagem a capela dedicada ao santo que também tem o dia 20 de agosto como data comemorativa. Inicialmente a cidade foi um vilarejo, em 1812 tornou-se uma freguesia e apenas 77 anos depois por conta do fluxo populacional conseguiu o título de município.
A partir de 1950 as primeiras montadoras de automóveis começaram a se instalar na cidade, o que colaborou para o crescimento de um polo industrial local, importante na economia do município até hoje. Naquela época a cidade passava a ser conhecida como a “Detroit Brasileira”.
Embora já fosse sede de muitas fábricas de móveis, foi com a chegada das multinacionais automobilísticas e da indústria química que São Bernardo ganhou notoriedade.
Como ressalta o historiador Jorge Jacobine “a indústria era a maior geradora de empregos, e a que mais gerava receitas para a prefeitura (...) isso foi a base para a sustentação das famílias que viviam aqui, porque era muito fácil arrumar um emprego e, as condições de trabalho eram favoráveis”. Na década de 90 São Bernardo começou a se destacar também no comércio e serviços locais.
Nos anos 50 com o crescimento da cidade bairros e centro ficaram mais próximos e, na década de 70, houve o surgimento de favelas, formadas por pessoas que saiam de sua terra natal em busca de oportunidades nas indústrias. No entanto, no final do século a indústria começou a perder força deixando de ser a principal fonte de empregos na região, dando espaço para o comércio e serviços, segundo o historiador. Atualmente a cidade tem cerca de 822 mil habitantes.
Quem sabe bem e, vivenciou estas mudanças é Cyro Cassettari. Morador da cidade há 81 anos, embora seja neto de italianos, o aposentado participou ativamente da história do munícipio, dando continuidade a profissão de comerciante, legado originado da sua família que foi uma das principais fundadoras do setor moveleiro, com a loja Móveis Cassettari. Cyro conta que “para quem é nascido aqui sabe como a cidade era pacata, tranquila e, houve uma modificação radical. O Brasil passou pela Marechal Deodoro, além da presença de muitos políticos, a cidade foi palco também da greve dos metalúrgicos uma passagem emocionante da história”.
O comerciante ressalta que a cidade mudou totalmente, que onde haviam 40 mil habitantes, hoje são quase 900 mil. O que gerou um impacto muito grande na relação com as pessoas “eu cumprimentava todos pelo nome e, hoje são absolutamente estranhos pendurados nos celulares, então para nós antigos de São Bernardo realmente foi um choque esse progresso tão rápido”.
Para ressaltar a história da cidade e comemorar estes 465 anos de fundação, a prefeitura vai oferecer uma programação especial em homenagem ao município. Conta com eventos de lazer e entretenimento, como jantar beneficente, desfile cívico, 3ª virada cultural, Cultura Tour e além de oferecer descontos em alguns restaurantes da cidade. Para maiores informações de local, horário, datas e possíveis valores acesse o site.
Comments