A partir de domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora
Horário de verão muda em diversas cidades do país - Arte: Josér Reis Filho
Helena Tortorelli
Luchelle Furtado
Tamara Sanches
O horário de verão chega em algumas cidades do Brasil neste final de semana, na virada de sábado (3), para domingo (4). Os relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir da meia noite. O dia coincidirá com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
No mês de outubro, alguns usuários de smartphones relataram mudanças indevidas no horário. A primeira aconteceu no dia 15, que coincidiu com a data de início do horário de verão de 2017. A outra ocorreu na semana seguinte (21), surpreendendo novamente a população.
Tradicionalmente, o horário entra em vigor no mês de outubro, no entanto, devido às eleições federais deste ano, o presidente da república, Michel Temer, assinou um decreto no ano passado modificando a data para novembro. Desta vez, o período de duração do horário de verão será menor do que os outros anos, terminando em 17 de fevereiro de 2019.
A data escolhida foi a mesma do ENEM e, por isso, o Ministério da Educação entrou com um pedido de mudança do dia. Em um primeiro momento, o governo atendeu a alteração e adiou para o dia 18 de novembro, mas depois voltou atrás, mantendo as provas para o dia 4 de novembro.
Segundo o governo federal, nos últimos dez anos, a existência do horário de verão resultou em uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo, em uma economia absoluta de 0,5%.
Para a estudante Maria Rosa da Silva, do Rudge, este é um dos lados positivos da mudança. “O horário de verão é bom porque dizem que economiza energia e dá tempo para fazer mais coisas”. Já o porteiro Hélio da Silva, também do Rudge, diz que até prefere o novo horário. “Escurece mais tarde, dá pra sair um pouco mais de casa. Eu gosto”.
Comments