Secretaria da Segurança Pública indica que DP do Rudge registrou 2.013 casos de roubos e furtos em 2017
Segundo DP de São Bernardo do Campo - Foto: Luchelle Furtado
Luchelle Furtado
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, em 2017 foram registrados no Segundo DP de São Bernardo, localizado no Rudge Ramos, 1.068 casos de furtos e 945 roubos. De acordo com um levantamento feito pelo própria delegacia, em um plantão de 12 horas, o número de roubo e furto de veículos e aparelhos celulares chega a uma média de 1,7 e a 0,8 respectivamente.
Uma fonte que não quis se identificar, relata que foi assaltada na Rua 24 de Maio, por volta das 8h. Quando estava indo trabalhar, um homem de moto e armado a surpreendeu. Ela conta que o sujeito roubou o celular, um anel e a aliança que usava.
Após o ocorrido, ela efetuou o boletim de ocorrência, mas não obteve nenhum resultado. Hoje, andar pelo Rudge é um trauma devido ao medo de acontecer novamente. “É bem difícil andar assim pelo bairro sabendo que você pode ser assaltada a qualquer horário do dia”. Ela explica que a solução que ela encontrou foi trocar caminhos para tentar evitar novos incidentes.
Arthur de Almeida, 66, morador do bairro há 18 anos, afirma que os assaltos são frequentes. Para ele, a segurança é falha devido à falta de policiamento. “Aqui na praça (Largo do Rudge) não tem um guarda civil, que precisaria, e não tem ronda”.
O delegado do Segundo DP, Rui Diogo da Silva, alega que a quantidade de policiais na corporação atende às necessidades do serviço público, mas ressalta que quanto mais agentes, melhor seria para a população. “Atende dentro daquilo que nos é oferecido pelo poder público. Óbvio que quanto mais policiais se tiver, melhor a população acaba sendo atendida”.
Para ele, o registro do boletim de ocorrência é fundamental no serviço policial, uma vez que feita a denúncia o crime começa a ser investigado. “Quando você elucida um crime, você acaba prendendo o autor desse delito, e assim acaba coibindo e impedindo que esse autor preso cometa outros delitos”.
A plataforma Onde Fui Roubado, que mapeia roubos e furtos de maneira anônima sinalizada pelos usuários do aplicativo, indica que o Rudge é o oitavo bairro do município com maior número de boletins de ocorrências efetuados.
Arte: José Reis Filho
Comments