Experiência e comprometimento são os fatores positivos que favorecem a escolha desses candidatos
Aprender informática é um diferencial para recolocação - Foto: Luchelle Furtado
Giulia Requejo
Luchelle Furtado
De acordo com um levantamento feito em 2018 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio Contínua, do IBGE, 7,2% das pessoas em atividades remuneradas no Brasil são idosos. A mesma pesquisa aponta que apenas 27% dessa população se encontra no mercado formal.
Muitas empresas que tinham um programa de inclusão do idoso no mercado de trabalho agora já os contrata de maneira convencional. Um exemplo é o varejista Grupo Pão de Açúcar, que vê benefício nesses funcionários. Em nota, a assessoria de imprensa respondeu que a companhia mantém mais de três mil colaboradores acima dos 60 anos no pais. O que motiva a rede de supermercados na contratação de pessoas nessa faixa etária são benefícios como a motivação, que contagia outros membros da equipe, e a troca de experiência com os mais jovens.
“Os idosos têm um acúmulo de experiência muito grande, seja por sua bagagem ou pelo seu comprometimento. Em alguns processos seletivos as empresas estão optando pela contratação desses profissionais, justamente por essas circunstâncias”, explica o economista Sandro Maskio, do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo.
A aposentada Tania Maria Ferreira da Silve, de 67 anos, após se separar de um casamento de 40 anos viu a necessidade de voltar para o mercado de trabalho. "Trabalhei em super e hipermercados entre outros comércios, fazendo pesquisa de preços em tempo real, via internet ou pelo celular".
O aposentado Marcos Antonio Bonfanti, de 66 anos, escolheu fazer um curso de informática básica apenas para se manter ativo. “Eu me atualizei por vontade própria. Eu quero me atualizar”. Graças a esse curso, Bonfanti conseguiu se realocar com carteira assinada na prefeitura de São Bernardo, onde é professor de informática para idosos.
Série sobre Idosos*
Comments